Turner apresenta pesquisa Kids Experts

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A Turner International do Brasil, proprietária dos canais infantis Cartoon Network e Boomerang, reuniu representantes de agências e anunciantes da região Sul do país para apresentação dos resultados da pesquisa completa Kids Experts.

O estudo, que engloba dados quantitativos e qualitativos, tem por base um apanhado de pesquisas reunidas, e trazendo um panorama do comportamento, hábitos e preferências das crianças no Brasil.

Na metodologia, foram utilizadas entrevistas com crianças entre 6 e 7 anos e 10 e 11 anos, além de mães de meninos e meninas das mesmas idade e professoras de crianças de ambos os sexos na mesma faixa etária. Foram utilizadas também observações etnográficas dos momentos de compra dos pequenos em temas como brinquedos, roupas e tecnologia. Outras ferramentas utilizadas para obtenção de dados foram mais de 200 desenhos e 3.500 entrevistas online no site do Cartoon Network.

Em uma palestra com pouco mais de uma hora de duração, a gerente de Pesquisa da Turner Brasil, Renata Policicio, explicou detalhadamente, para um público atento, os resultados obtidos no estudo, passando por questões relacionadas a percepção que as crianças tem de si próprias, dos amigos, sobre o mundo e a tecnologia.

Dentre os aspectos que mais chamaram a atenção estão as atividades que dizem respeito ao consumo. Grande parte das crianças, por exemplo, gosta muito de ir ao shopping, com percentual maior para meninas (61%, contra 43% dos meninos). Seus espaços favoritos são respectivamente os cinemas, lojas de brinquedos e videogames.

O ponto alto, no entanto, foi a apresentação de observações etnográficas dos momentos de compras, realizado num shopping center, quando foram divididos grupos de meninos e meninas, que tinham como tarefa ‘comprar presentes’ a um amigo imaginário, com um budget de R$ 200,00.

Após a apresentação, em entrevista ao Portal PublicidAd, o vice-presidente de Marketing e Publicidade da Turner Brasil e Miami, Rafael Davini, destacou que o objetivo da pesquisa é conhecer melhor as crianças para montar uma programação cada vez mais adequada.

O executivo destacou também a importância da presença dos profissionais de agências e anunciantes no evento. “Não faz sentido investir tanto em pesquisa e não dividir isso com quem financia indiretamente este trabalho”, salientou. Para Davini, fazer com que os hábitos e desejos do público infantil sejam conhecidos é fundamental para que anunciantes e agências venham a trabalhar cada vez melhor suas estratégias.

Outro tópico abordado pelo VP da Turner, além das mídias tradicionais, como os canais Cartoon Network e Boomerang, foi sobre importância da internet neste contexto. Prova disso, é que o Cartoon Network possui um portal pioneiro no país, voltado para o público infantil, há mais de 7 anos. Davini diz que o site é uma continuidade do canal e um agregador de audiência. “As atividades são propostas no canal e a criança vai vivenciar a interatividade no site”, frisou. Ele destacou ainda outras possibilidades, como a aposta na divisão Cartoon Mobile e o pioneirismo da empresa nos celulares. “Nosso objetivo é criar comunidades fiéis aos canais, não importa a plataforma”, finalizou.

05/06/2007

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