Senninha e Senna são marcas campeãs

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Quase 16 anos após a morte prematura de Ayrton Senna, o piloto aparece como o principal caso de sucesso do esporte brasileiro quando o assunto é Marketing. Anualmente, saem das fábricas mais de 200 milhões de produtos com as marcas Ayrton Senna e Senninha, que têm 100% de seus royalties direcionados para os programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

São 22 linhas licenciadas com a marca Senninha e outras 16 com a marca Ayrton Senna, além de uma linha própria com 384 itens que são encontrados na loja virtual Senna Store. Neste ano, em que o piloto completaria 50 anos, o Instituto investe em ações e lançamentos para homenagear aquele que é considerado um ídolo do automobilismo no país e no mundo.

Uma das novidades que celebram o aniversário de Ayrton Senna (dia 21 de abril), é a abertura, pela primeira vez, de uma loja física oficial das marcas Senninha e Ayrton Senna, no Morumbi Shopping, em São Paulo. Ainda com prazo de validade para o dia 17 de junho, o quiosque pode tornar-se um ponto-de-venda fixo, de acordo com a aceitação dos consumidores e os resultados obtidos. Além da loja, as comemorações se estendem por todo o ano e ajudam a manter viva a lembrança do tricampeão no imaginário dos consumidores brasileiros.

Para Senninha, o destaque fica por conta de alimentos, cuidados pessoais, vestuário, calçados e volta às aulas, além de brinquedos e acessórios”, explica Mauro Ratto, Gerente de Desenvolvimento de Negócios do Instituto Ayrton Senna.

Não se pode negar que a lembrança do piloto no imaginário dos consumidores se solidificou no passar dos anos graças aos feitos realizados e as vitórias conquistadas. Mas o crescimento do licenciamento no país e um trabalho competente de branding fizeram de Ayrton Senna e Senninha marcas fortes, ainda com grande potencial de mercado.

“Estamos sempre monitorando o mercado e posicionando cada marca para os seus públicos diferentes. Para este ano, nossa estratégia envolve ações que consigam mobilizar o mercado em prol dos programas sociais do Instituto para gerar mais recursos e ampliar os negócios que envolvem as marcas”, conta Irineu Villanoeva Júnior, Gerente de Planejamento de Comunicação do Instituto Ayrton Senna.

Manter as marcas vivas nos próximos anos depende de um conhecimento profundo sobre as novas gerações. “É vital descobrir o que a população gostaria de ter do Ayrton Senna. Pesquisar quem são os ídolos do esporte, se o piloto está entre os citados e qual a idade de quem lembra. A estratégia de Marketing exige cada vez mais pesquisa para perceber em que momento a marca está posicionada” avalia Erich Beting, Diretor da Máquina do Esporte, boletim de notícias sobre negócios do esporte.

Fonte: Mundo do Marketing – 01/04/2010

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Como eu participei do lançamento do personagem Senninha, com a presença de Ayrton Senna, e coordenei a produção do estúdio Senninha por 5 anos, fico satisfeito em ver que as marcas Senninha e Senna continuam fortes, viabilizando os projetos sociais apoiados pelo Instituto. No entanto, o desenvolvimento de conteúdos de entretenimento com o personagem, divulgando seu universo, é de importância estratégica. Hoje, faltam conteúdos desse tipo.

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