Renault aborda a criança como influenciadora da compra de automóveis

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A criança pode ser abordada no marketing como:
– consumidora;
– influenciadora de compras;
– futuro consumidor.

A notícia abaixo mostra um exemplo da situação onde se considera a criança influenciadora de compra de produtos dos adultos ou da família. As mães foram consideradas público primário da campanha, mas as crianças acabam sendo público secundário (na mídia).

– Arnaldo.

Com o desafio de lançar uma edição limitada do modelo Scénic, da Renault, voltada à família, a Neogama/BBH idealizou ao longo dos últimos três meses todo o conceito, o nome, a logomarca e até a oferta promocional em torno do novo veículo. Surgiu assim o Scénic Kids, um carro de passeio para a família que traz como diferencial, entre os itens de série, um DVD player de teto e um kit com filmes infantis. O modelo também possui ar-condicionado, rádio-CD e protetor solar de vidro.

A campanha começa a ser veiculada neste 11 de maio e é composta por um filme de 30 segundos e vinhetas que apresentam o diferencial de maneira bem-humorada. O objetivo é exaltar que o Scénic Kids, além de espaço e segurança, oferece tranqüilidade e conforto aos pais, pois seu DVD de teto distrai e acalma as crianças acomodadas no assento traseiro, razão pela qual o locutor promove o carro como o único da categoria com a “tecnologia acalma-criança”.

O roteiro tem início com um carro em movimento na estrada, embalado ao som de Highway Star, do Deep Purple. A situação se assemelha à abertura de um road-movie, até que o caos mostrado no interior do veículo interrompe o tom da aventura. Três crianças brigam entre si e infernizam os pais, que precisam lidar com a difícil tarefa de contê-los e, ao mesmo tempo, prestar atenção na estrada.
Na seqüência, o carro cruza com um Scénic Kids em direção contrária e, nesse momento, a mesma canção do Deep Purple passa a ser tocada num arranjo de ópera, inspirando um clima de paz total. Por sua vez, a realidade familiar é absolutamente diferente: o pai dirigindo tranqüilamente, a mãe desfrutando da viagem e os três filhos, no banco traseiro, calmos e totalmente entretidos com o desenho animado em exibição na tela do DVD de teto.

A mensagem é finalizada com a locução em off: “Scénic Kids. Série Limitada. O único com a tecnologia acalma-criança”.

Para falar diretamente ao segmento feminino formado por mães da classe AB na faixa de 30 a 45 anos de idade, a estratégia contempla ainda a veiculação de um filme explicativo e exclusivo de um minuto no Canal TV & Mãe, transmitido em circuito fechado numa rede de 150 maternidades em todo o País.

Fonte: Portal da Propaganda

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