Ovos de Páscoa de marca própria atraem as crianças pelos brindes e os pais pelo bolso

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Até 30% mais baratos que os de marcas famosas, os ovos de marca própria são a opção para os consumidores que não abrem mão da qualidade e buscam preços mais em conta. Supermercados oferecem dezenas de itens de marca própria com brindes atrativos até chocolates especiais para pessoas com restrição alimentar e refinados. Estimativas do Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart e Makro revelam que vendas de produtos de marca própria na Páscoa deste ano devem aumentar 20%, em média.

Na Páscoa deste ano, o consumidor tem muito mais opções para presentear e se deliciar. Além dos produtos de fabricantes tradicionais, as “parreiras” nos supermercados já estão recheadas com chocolates de marca própria. “Os consumidores têm procurado opções diferenciadas que aliem preço e qualidade”, afirma a presidente da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (www.abmapro.org.br). “Como o foco principal da Páscoa são as crianças, a estratégia nesta Páscoa, a exemplo dos anos anteriores, é vender ovos repletos de brindes criativos, desde rádios AM e FM, miniventiladores, bijuterias, jogos eletrônicos até vale-ingresso para o Hopi Hari”, revela a executiva da Abmapro.

No entanto, a indústria brasileira de chocolate, de olho em outros nichos de consumidores, não mirou exclusivamente a criançada, há opções para todos os públicos: os mais tradicionais, com restrição alimentar, para os quais foram desenvolvidos itens diet e light e até sem lactose, e ainda àqueles com preferências especiais por produtos mais refinados, embalagens especiais ou chocolates com alto teor de cacau.

Além dos ovos de marca própria, os supermercados vão oferecer uma linha completa com dezenas de itens, de barras de chocolate, bombons e colombas a azeites e vinhos nacionais e importados.

Preços até 30% menores – Se o chamariz para as crianças e adolescentes são os brindes, para os pais, o produto de marca própria está relacionado diretamente ao bolso, já que chegam às lojas das redes Carrefour, Pão de Açúcar, Wal-Mart e Makro com preços até 30% mais em conta do que os das marcas famosas. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os preços dos ovos de Páscoa em geral estão, em média, 5% mais caros do que no ano passado. Apesar desse aumento para o consumidor, a Apas prevê um crescimento das vendas entre 3% e 5% em relação a 2007.

A expectativa das maiores redes é grande em relação à venda de produtos de marca própria na Páscoa deste ano. O Pão de Açúcar espera um aumento de 30%; o Makro, de 10%, e o Carrefour, onde 22% (1,8 milhão de unidades) dos ovos à venda são de marca própria, 10%. O Wal-Mart não revela a expectativa do faturamento.

O Brasil é o quarto maior produtor de chocolates do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A entidade prevê que a produção industrial de ovos de Páscoa deve crescer em 2008 em torno de 7% em relação ao ano anterior e deve alcançar 22,9 mil toneladas, que correspondem a mais de 100 milhões de ovos.

“Pesquisas mostram que os clientes têm preferido marcas próprias pelo preço e pela qualidade, o que comprova a confiança nos produtos que levam o nome do varejista e de marcas exclusivas”, diz Neide Montesano, presidente da Abmapro.

Abmapro – A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, fundada em 2006, reúne dezenas de empresas, de diferentes segmentos de mercado e formatos de negócios, de prestadoras de serviços e indústrias, inclusive as de terceirização, a canais de vendas, desde o varejo até atacadistas e distribuidores.

A missão da associação é informar e orientar os empresários, bem como os consumidores brasileiros, sobre as vantagens do fenômeno “private label”, cujos produtos e serviços conquistam cada vez mais participação nas vendas do mercado varejista.

Fonte: Fator – 22/02/08

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