A OLPC anuncia uma interface inovadora para o laptop infantil

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A interface Sugar foi projetada para promover o aprendizado colaborativo entre crianças de países em desenvolvimento.

A OLPC (sigla em inglês para Um Laptop por Criança), organização sem fins lucrativos com o objetivo de fornecer laptops a crianças de países em desenvolvimento, anunciou hoje uma interface gráfica inovadora, chamada Sugar (Açúcar), para o novo laptop XO. A interface Sugar, desenvolvida em conjunto pela Red Hat e pela Pentagram, é a primeira projetada com o propósito de ser um ambiente educacional para crianças usando laptops. Foi projetada para apoiar as experiências de aprendizado de crianças do ensino fundamental e do ensino médio em comunidades pobres, mesmo rurais, dando a elas a oportunidade de explorar livremente, experimentarem e se expressarem.

A interface Sugar promove o aprendizado colaborativo através do compartilhamento entre as crianças e entre criança e professor. As realidades em que os laptops XO da OLPC serão usados, por crianças de diferentes idades, nacionalidades e com pouca ou nenhuma experiência anterior com computadores, foram considerações críticas para o projeto da interface gráfica. Como resultado, a OLPC criou a Sugar para que fosse simples e intuitiva, sem limitar a complexidade das idéias que as crianças podem explorar ou expressar.

“A familiar metáfora da mesa de trabalho que a maioria dos laptops usam hoje pode fazer sentido no mundo dos negócios, mas não é adequada para que as crianças colaborem umas com as outras e com seus professors”, disse Walter Bender, presidente de software e conteúdo da OLPC. “Com a Sugar, criamos algo totalmente novo e adequado ao modo como as crianças entendem e descrevem o seu mundo e seus relacionamentos. E, mais importante ainda, a Sugar é fácil para as crianças aprenderem a usar, sendo também rica e capaz de promover aprendizado, exploração e descobertas ilimitadas.”

A Sugar usa um modelo de ambiente operacional tipicamente moderno, mas com modificações chave:

Típico -> Sugar
Mesa de trabalho -> Vizinhança
Barra de menu -> Moldura
Sistema de arquivos hierárquico -> Jornal
Programas -> Atividades
Arquivos -> Objetos

Na Sugar, a interface tem quarto vistas diferentes: casa, amigos, vizinhança e atividade. Cada vista se relaciona com um objetivo específico do projeto OLPC e melhora o aprendizado promovendo a formação de comunidades e redes sociais, dando acesso a grandes repositórios de conhecimento como websites e servidores de escolas e da comunidade.

Contornando qualquer das vistas, existe a “moldura”, que é comparável com uma barra de menus em uma interface tradicional. A moldura serve como um ponto de contato entre as atividades, pessoas, objetos e aplicações. O lado esquerdo, superior e direito da moldura representa pessoas, lugares e coisas, enquanto a parte de baixo significa qualquer coisa que precisa de ação, como um convite ou um aviso. Uma barra de buscas é localizada nap arte superior da moldura para procurer pessoas, atividades, palavras-chave e tags. Os resultados podem ser usados para enviar convites a pessoas para que se juntem à atividade, grupo, etc. Uma vez que o convite tenha sido aceito, o XO da criança é identificado na moldura.

Casa – A vista “casa” é muito próxima do equivalente à mesa de trabalho (ou área de trabalho) de um computador de mesa tradicional. Ela serve como ponto de partida para explorar a “rede em malha” – composta de um estudante e todos os que o rodeiam – e as atividades pessoais. Daqui, a criança pode facilmente administrar suas atividades e pular para outras vistas.

Amigos – Na vista “amigos”, as crianças podem ver quais dos seus amigos estão na rede e em quais atividades estão participando. As crianças podem também se juntar a qualquer das atividades públicas e enviar convites para iniciar uma atividade própria.

Vizinhança – A vista “vizinhança” mostra todos que estão na rede em malha, assim como todas as atividades que estão em curso. É uma das áreas fundamentais para se explorar e colaborar, pois permite às crianças pesquisarem livremente a rede, interagirem entre si e se envolverem em diferentes atividades.

Atividade – Esta vista mostra as atividades de exploração, colaboração e criação que estão acontecendo. Na vista “atividade”, os programas rodam em tela cheia para ajudar as crianças a focarem em uma atividade específica de cada vez.

Para mais informações a respeito da interface Sugar e do laptop XO da OLPC, visite http://wiki.laptop.org

03/01/2006

Comments

comments

Comments

comments