Novo design de hot dog

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A Academia Americana de Pediatria pede um novo design para o hot dog

De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), 17% dos casos de sufocamento por comida em crianças pequenas ocorrem com hot dog. O Dr. Gary Smith, da AAP, explica que alimentos cilíndricos ou redondos, especialmente no tamanho e consistência da salsicha, favorecem o sufocamento. Os fabricantes de alimentos devem levar isso em conta no desenvolvimento de seus produtos.

O Dr. Gary propôs não apenas incluir avisos nas embalagens, mas um novo projeto para esses alimentos.

Ravi Sawhney, da empresa de design RKS, aceitou o desafio. A pesquisa começou com uma análise de outros alimentos e até brinquedos lançados em formatos inovadores. Pontos a serem considerados seriam evitar formatos cilíndricos ou esféricos no tamanho do esôfago, aproveitar os pães existentes para hot dog, explorar o aspecto lúdico e melhorar a fixação de catchup e mostarda.

Os primeiros rascunhos procuraram formatos que permitissem a passagem do ar.

Outros formatos foram com ranhuras, dobras ou helicoidais. Para testá-los, usaram massinha de modelar.

Ao final, o formato escolhido para a salsicha foi o helicoidal. Esse foi o desenvolvimento do conceito, a fase inicial. O projeto deveria avançar para outras fases, como o desenvolvimento de protótipos no material comestível e tamanho correto para mais testes. Mas o objetivo de gerar discussão e debate em torno do design da salsicha, apontando caminhos, foi atingido.

Enquanto a nova solução não estiver no mercado, é uma boa ideia fatiar a salsicha ao dar um hot dog para uma criança pequena.

Fonte: Fast Company – fev 2010

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