Norsa/Coca-Cola patrocina festas juninas na Bahia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Presente nas mais importantes manifestações culturais populares do Nordeste, a Norsa/Coca-Cola, fabricante e distribuidora dos produtos do portfólio Coca-Cola e distribuidora das marcas da Femsa Cerveja Brasil nos Estados do Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, patrocina as festas de São João em vários focos de animação da região. Dentro da estratégia de associação da marca ao universo jovem, a empresa, que também terá a comercialização exclusiva de produtos Coca-Cola e Femsa (dona das marcas Sol, Kaiser, Bavaria, Summer e Heineken), preparou diversas ações de marketing para interagir com o público que lota as cidades de Amargosa (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI) durante as festividades do período junino.

“Em alguns lugares, como na Bahia, as festas juninas são equiparadas em importância com o Carnaval, sendo que a grande concentração é no interior do Estado. A nova característica que o São João adotou, abrindo espaço para outros ritmos além do forró, como o axé, o sertanejo e até mesmo o rock, atrai cada vez mais os jovens que se identificam com esta mistura democrática entre o tradicional e o moderno. E onde tem música e jovem a Coca-Cola quer estar junto, valorizando a cultura regional e agregando valor à marca.”, destaca o Gerente de Marketing de consumo imediato da Norsa, Paulo Sérgio Oliveira.

Localizada a 240 km de Salvador, Amargosa, no Recôncavo Baiano, realiza uma das mais importantes e agitadas festas de São João da Bahia. O evento, que acontece de 18 a 24 de junho, movimenta cerca de R$ 9 milhões em negócios e tem na programação deste ano shows das bandas de forró famosas na região, entre elas Cavaleiros do Forró e Saia Rodada, além de atrações nacionais como a dupla sertaneja Bruno e Marrone, trazida para a cidade pela cerveja Sol. Para dar as boas vindas aos cerca de 90 mil turistas que são esperados durante o período, a Norsa incrementou a decoração da cidade com motivos juninos inspirados no tema da festa desse ano “Teatro de Bonecos”, uma referência aos mamulengos, típicos fantoches da cultura popular nordestina. Já na entrada da cidade um enorme outdoor montado pela empresa convida o público a entrar no ritmo do forró e da música sertaneja. As bebidas oficiais do evento utilizaram os bonecos mamulengos na sua comunicação visual em equilíbrio com o tema da festa. Na Vila Amargosa – lugar que abriga uma cidade cenográfica com replicas de casas simples e coloridas, prefeitura, mercearia, igrejinha e coreto – a Norsa em parceria com a Prefeitura do município vai recepcionar os visitantes ao som de um trio nordestino de forró e um grupo infantil de pífano formado por 10 crianças.

Numa ação irreverente, promotores da Norsa vestidos com roupas quadriculadas e dois mamulengos nas mãos estarão circulando nos principais focos de animação para interagir por meio de brincadeiras com o público jovem. Aproveitando o clima de paquera, eles vão entregar adesivos nas cores verde, vermelho e amarelo para ajudar os solteiros na conquista de um par ou simplesmente sinalizar os casais comprometidos. Os promotores também estarão distribuindo chapéus de papelão parecidos com os de palha, para quem quiser se caracterizar como um típico caipira.

Espaço disputado durante os dias de festa, o Camarote Vibe, traz uma proposta diferenciada de diversão dinâmica e atraente para os visitantes de Amargosa. Em parceria com a Norsa, o local privilegiado em frente ao palco principal tem capacidade para receber 500 pessoas por noite e será todo ambientado com merchandising da cerveja Sol, Coca-Cola Zero e o energético Burn. No espaço haverá ainda uma espécie de boate onde a música eletrônica agitará a festa nos intervalos dos shows com a presença de um DJ da Boate Madre, de Salvador.

Na capital cearense a festa começou no início do mês de junho com diversos patrocínios a eventos pela cidade. O tradicional arraial Luiz Gonzaga, realizado na praça principal do Conjunto Ceará, é um exemplo. O forró pé-de-serra tocado por diversas bandas locais é a atração principal da festança e junto com o concurso de quadrilhas matutas atrai uma multidão de aproximadamente 20 mil pessoas ao dia. Além de ter a exclusividade na comercialização de bebidas, a Norsa marcou presença também na decoração das barracas de comidas típicas. De 20 a 29 de junho, o principal endereço da animação é o Arraiá Cumade Chica, uma das maiores e mais badaladas comemorações de São João em Fortaleza, realizada há 35 anos, e que em 2008 recebe o patrocínio exclusivo da Norsa. Durante 10 noites, o evento costuma reunir uma multidão estimada em 120 mil pessoas para curtir uma programação de 120 horas, que inclui shows de 25 bandas locais e regionais, concurso de forró e apresentações de quadrilhas juninas. Há ainda espaço para crianças em um parque de diversões especialmente montado para o evento e inúmeras barracas de comidas típicas.

Em Teresina, a aposta é o arraiá Cidade Junina, onde a empresa é a principal patrocinadora e tem exclusividade na comercialização de bebidas. O evento que já faz parte do calendário cultural do Estado acontece entre os dias 18 a 22 de junho, na Avenida Raul Lopes, ao lado do Teresina Shopping. Por lá passam cerca de 80 mil pessoas. Na área de 42 mil metros quadrados há opções para crianças, barracas de comida típica e artesanato, além de abrigar o pátio onde é realizado o tradicional festival de quadrilhas, com a participação de 32 grupos do Estado na disputa. Após as apresentações, a animação fica por conta das atrações musicais, como a Banda Bali, Forró Medonho, Cizinho, Forró Bandido, o trio Xenhenhem, a dupla Waldo e Felipe, e o grupo Só na Pressão.

Fonte: Jornal da Mídia – 20/06/08

Comments

comments

Comments

comments