MGA perde Bratz para a Mattel

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os direitos sobre as bonecas Bratz, lançadas em 2001 com grande sucesso pela MGA, serão transferidos para a Mattel, o maior concorrente da empresa (e criadores da Barbie).


As bonecas Bratz

Uma corte americana concordou com o argumento da Mattel de que o conceito das Bratz foi criado por Carter Bryant enquanto era seu funcionário.

A Barbie vende US$ 1,25 bilhão por ano enquanto as Bratz vendem US$ 500 milhões por ano, representando metade do faturamento da MGA. Ambas as criações também rendem muito em licenciamento (para aplicação em produtos). As Bratz já viraram até filme de cinema.

Como consequência da ação, a MGA terá que interromper a comercialização das bonecas – e de seu licenciamento – até o final de 2009, além de pagar US$ 100 milhões por prejuízos causados. A MGA já gastou mais de US$ 60 milhões em despesas com sua defesa no processo e está negociando para que suas seguradoras assumam esse débito.

A MGA está investindo pesado para que a Moxie Girlz – a ser lançada em breve – se torne sua nova “fashion doll” (boneca ligada à moda), voltada ao público pré-adolescente.

Fontes:
Isto É Dinheiro no. 560 – junho 2008
ITC
Associated Press – 11/06/09
Toy News Magazine – 12/06/09
Washington Examiner – 20/06/09
LA Business Journal – 23/06/09
MGA – Moxie Girlz

Comments

comments

Comments

comments