Licensing Brasil Meeting mostra novidades do licenciamento

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O evento Licensing Brasil Meeting, que ocorreu dia 16 de setembro, organizado pela Licensing Brasil, reuniu licenciadores como Redibra, Warner, Disney, Exim, ITC, Creative e Kasmanas para apresentarem suas novidades. Estiveram presentes muitos licenciados e profissionais do setor.

A WGSN mostrou como faz suas pesquisas de tendências, aproveitadas por muitas empresas de moda e licenciadores. Eles se baseiam em pesquisas de exposições de arte, observam as principais cidades do mundo, olham o mercado jovem (e festivais musicais), vêem que livros e filmes têm sido consumidos, enfim, buscam padrões e procuram detectar movimentos que refletem “o espírito do tempo”.

A Exim mostrou o que tem feito em licenciamento, promoções, entretenimento (como peças teatrais) e tecnologia (como conteúdo digital e wireless). Apresentaram propriedades como Moranguinho (para meninas de 4 a 8 anos), iCarly (para meninas de 8 a 12 anos), Isa TKM (para meninas de 10 a 16 anos), Dinosaur King (para meninos de 4 a 8 anos), Tartarugas Ninja (com filme para 2011, para meninos de 4 a 8 anos), Yu-Gi-Oh GX (para meninos de 4 a 8 anos e também de 9 a 12 anos), os Pinguins de Madagascar (para meninos e meninas de 4 a 12 anos), Como Treinar seu Dragão (com filme em março de 2010, para meninos e meninas de 5 a 12 anos), Shrek 4 (com filme em julho de 2010, para meninos e meninas de 5 a 12 anos), The Last Airbender (filme com o personagem Avatar para julho de 2010, para adolescentes de 12 a 20 anos) e o próximo Velozes e Furiosos (para 2011, para jovens, mas com produtos adaptados para meninos de 4 a 8 anos).

A Kasmanas mostrou que atua com co-branding, licenciamento e promoções. Entre as propriedades que representa, apresentou Jolie, Jolie Pet, Menininhas, Plush Poison, Princesas do Mar (Discovery Kids), Meu Amigãozão (Discovery Kids) e Escola pra Cachorro (Nickelodeon em outubro de 2009 e Cultura em abril de 2010). Mostrou também sua divisão de desenvolvimento de produtos promocionais, a Promotional Place Solutions.

A ITC mostrou seu amplo portfolio: Snoopy (Peanuts, que terá, entre as comemorações dos 60 anos [em 2010], a peça de teatro Meu Amigo Charlie Brown), Garfield (que terá novos desenhos em 3D na Cartoon e na Record em 2010), Smurfs, Bang on The Door, Little Tikes, A Princezinha, Precious Moments, Miffy, Tom Arma, Barcode Kitties, Charuca, Moxie Girlz, Hana Deka, Withit, BFC Ink, Forever Kids, Zorro, Os Caçadorks, Sonic X, Super Hero Squad (que estará na Record em 2010), Iron Man 2 (filme que estréia em abril de 2010 e terá série para TV na Globo em 2010), Homem Aranha 4 (estréia em maio de 2011) e outras propriedades da Marvel. Também apresentou Dilbert e Bad Cat (para o público adulto).

A Cartoon Network mostrou o sucesso do personagem Ben 10 e as várias iniciativas de colocá-lo em diferentes mídias.

A Redibra também apresentou seu amplo portfólio (incluindo o Ben 10, que representa para a Cartoon): Caillou, Bakugan, Avatares (da Cartoon), Rio (novo filme do diretor de A Era do Gelo 3, Carlos Saldanha, para crianças de 4 a 10 anos), que estréia em março de 2011, O Peixonauta (Discovery Kids, para crianças de 4 a 11 anos).

A BLG (Brand and Licensing Group) apresentou propriedades que representa: Cavalera (marca de moda), Charlie e Lola (Discovery Kids) e Gasparzinho, entre outros.

A Creative Licensing é mais focada no público jovem e adulto. Mostrou as propriedades Nascar e Hardcore (marca de surf), além de clássicos como Betty Boop e Gato Félix. Mostraram também propriedades infantis como Naruto, Blue Dragon e Luluzinha.

A Warner mostrou a Pucca, Superman, marcas de futebol (como Juventus, Manchester, Barcelona e São Paulo), Canimal, Thundercats (redesenhados), Penélope Charmosa (redesenhada), Looney Tunes (que serão mais associados a atividades físicas, terão nova animação em 3D em 2010), Batman (que terá filme em 2012 e nova série animada), Harry Potter (com mais 2 filmes previstos e parque temático dentro do parque da Universal), Zé Colméia (que em dezembro de 2010 estréia em computação gráfica com filmagens ao vivo).

A Disney mostrou o seu projeto de cinema itinerante no interior do Nordeste. Mostrou sua nova princesa Tiana, a primeira negra, do filme A Princesa e o Sapo. Mostrou Sininho, que agora de chama Tinker Bell (mesmo no Brasil). Vem por aí também O Príncipe da Pérsia (filme inspirado em um game, nos cinemas em junho de 2010), Toy Story (novo filme em 3D, em junho de 2010), Os Feiticeiros de Waverly Place (para tweens), High School Musical 4, High School Musical – O Desafio (para fevereiro de 2010), o filme Alice no País das Maravilhas (dirigido por Tim Burton e com Johnny Depp como o Chapeleiro Maluco).

A indústria de licenciamento já está avaliando, contratando e desenvolvendo produtos para essas propriedades…

Comments

comments

Comments

comments