Kid Power mostra pesquisas e casos de sucesso no marketing infantil

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Participei esta semana do evento Kid Power & Tweens Brasil 2007, versão brasileira de um dos mais importantes congressos mundiais sobre Marketing Infantil, que ocorreu de 24 a 26 de julho em São Paulo.


Publicarei com o tempo alguns dados mostrados durante o evento para ilustrar o cenário atual do segmento. Convido também os colegas que participaram do evento a contribuir enviando pequenos artigos para publicação neste blog. Os créditos de autoria e de empresa serão dados devidamente, é claro.

A Cartoon Network apresentou resultados de uma pesquisa de hábitos de consumo de mídia do público pré-adolescente. Quase todas as pesquisas do evento se concentraram no público das classes A e B. Os Tweens, crianças com idade aproximada entre 9 e 11 anos, foram chamados de Geração M, de multi-tarefa. Essa geração está acostumada a fazer várias coisas ao mesmo tempo, principalmente usando a tecnologia. Mas, para elas, o uso das novas ferramentas é natural, pois já nasceram com elas. Muitas pesquisas mostradas durante o Kid Power também deixaram claro que a educação familiar muito permissiva está levando as crianças a serem muito sedentárias e a assistirem muito à TV. Na da Cartoon, por exemplo, vimos que 55% das crianças tomam suas principais refeições enquanto assistem TV. O comportamento multi-tarefa é ilustrado em dados mostrandoas diferentes atividades que podem ser feitas ao mesmo tempo: navegar na internet, ouvir música, telefonar, fazer a lição de casa, assistir à televisão e ler revistas. Essa geração influencia mais os pais que as gerações anteriores.

A PB Kids mostrou como trabalha o ponto de venda para conquistar a criança através dos sentidos. As parcerias com os fabricantes dos brinquedos são importantes para montar ambientes lúdicos na loja. Entre as técnicas de pesquisa utilizadas pela rede de lojas estão as compras acompanhadas, onde as crianças têm um determinado valor para compras na loja e têm suas preferências e gostos registrados. A empresa também busca desenvolver o relacionamento com as crianças, o que inclui um “programa de longevidade”, que procura manter o consumidor leal à marca.

A Disney mostrou o trabalho realizado na área musical para Tweens (pré-adolescentes), desde a identificação de novos talentos, passando pelo desenvolvimento de produtos até a administração de turnês de shows. Os casos mais destacados foram do High School Musical e da cantora Hannah Montana, que chegou ao primeiro lugar na lista da revista Billboard.

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