Gomas de mascar movimentam cerca de US$ 250 milhões por ano no Brasil

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O mercado brasileiro de gomas de mascar tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, com novos tipos e um forte aparato de merchandising utilizados pelas indústrias que disputam o segmento. Na dianteira do mercado, a Adams, recentemente comprada pela inglesa Cadbury, investe no trabalho promocional para fortalecer suas marcas notórias. “A tradição da companhia é sempre inovar na tecnologia de produção de confeitos. Apresentamos a primeira goma de mascar sem açúcar, Trident, lançada em 1982 e que continua liderando o segmento de goma adulta”, afirma Marcel Sacco, diretor de Marketing para América Latina.

O principal apelo da marca Trident é a proteger os dentes das cáries, devido à ausência do açúcar, e garantir o sabor prolongado. O aval de produto saudável estimula as vendas da goma de mascar, que ampliou seu leque com os sabores tutti-frutti e morango. “Trident ganhou espaço entre os jovens e crianças, e o sabor morango foi especialmente formulado para permitir fazer bola”, conta o diretor de Marketing.

A empresa também investe na mídia eletrônica para divulgar a goma de mascar Clorets, que tem clorofila como ingrediente eficaz para refrescar o hálito. “O filme traz uma cena entre uma mulher maravilhosa que ataca o entregador de pizza com um beijo na boca, tudo porque ele consome Clorets, justificando o slogan de deixar o hálito irresistível”, diz Sacco. O produto, dirigido para o público jovem adulto, registrou aumento de vendas superior a 25%.

A companhia italiana Perfetti trouxe ao Brasil uma tecnologia avançada na produção de gomas de mascar. Na linha Happydent de gomas de mascar sem açúcar, a Perfetti Van Melle lançou Happydent White Ice-Cherry em caixinha mini Flip Top com cinco unidades. A empresa também adotou esse tipo de embalagem para o sabor Menta, que continua sendo comercializado em blister com 10 unidades. Fortalecendo o vínculo da marca com o aspecto de consumo saudável, a linha Happydent White obteve o Selo ABO, concedido pela Associação Brasileira de Odontologia, que atesta a qualidade do produto como aliado da higiene e saúde bucal.

“Para o público infantil, Bubbaloo foi a primeira goma com recheio líquido do mercado lançada pela Adams em 1984 e até hoje é top of mind. Esse conceito nasceu no Brasil e, devido ao seu sucesso, foi exportado para outros mercados”, assinala Sacco. O novo sabor limão de Bubbaloo foi testado junto aos pequenos para oferecer um sabor cremoso de sobremesa. A distribuição de amostras também busca a criatividade: a marca criou uma gincana virtual, em parceria com a rede de lojas de brinquedos Ri Happy. Na internet, a garotada concorreu a presentes no Dia das Crianças, além de amostras de Bubballoo. “Fizemos sampling nas sessões de cinema do filme Scooby Doo, nas lojas de brinquedos e na internet. A idéia é pegar o consumidor, onde quer que ele esteja”, reforça o diretor de Marketing.

No segmento do chicle de bola, a marca Ping Pong Ploc teve sua embalagem reformulada e ganhou nova apresentação para o auto-serviço, em embalagem com dez unidades, nos sabores Tutti-Frutti e Hortelã, acompanhados de coleção de figurinhas.

Boca pintada de azul, no sabor Tutti-Frutti, e de verde, no sabor Hortelã, são os efeitos proporcionados pelos chicles Buzzy – o Beijo do Vampiro, lançados pela Riclan. Cada unidade do chicle também traz uma figurinha colecionável de cenas de uma novela da Rede Globo. A Riclan distribuiu gratuitamente um álbum com 90 espaços, onde são coladas as figurinhas. Gustavo Bacchi, gerente de Marketing, explica que a idéia é estimular consumidores da faixa dos seis aos 12 anos de idade a formarem um álbum de fotonovelas e se divertirem colecionando fotos dos artistas.

Outro competidor de peso, a multinacional argentina Arcor também disputa o segmento do chicle com recheio líquido, tão apreciado pela garotada. O chicle Poosh foi relançado e traz recheio e capa drageada crocante nas versões Tutti-Frutti, Hortelã e Morango. Fabricante dos chicles Big Big nos sabores Maracujá e Citrus, Big Bolão sabores Morango e Banana, a Arcor informa que ocupa a vice-liderança do segmento de chicles de bola no País, baseada nos dados da AC Nielsen.

Indústria brasileira em fase de expansão, a General Brands do Brasil está produzindo o chicle de bola Gang acompanhado de 90 novas e exclusivas tatuagens com desenhos inspirados em bichos, tribos, esportes radicais e signos do zodíaco. As tatuagens são aplicadas por decalque, bastando retirá-las do saco protetor e friccioná-las com os dedos sobre a pele.

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