Giraffas lança concurso de dança usando recursos web 2.0

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Em apenas 12 dias, Concurso da rede Giraffas teve mais de 850 vídeos inscritos

Baseada em ações espontâneas na internet – vídeos de crianças e adolescentes fazendo a dança da GiraTurma postados em sites como o YouTube – e levando em conta a divulgação de pesquisas que apontam “dançar” como uma das atividades preferidas pelo público entre 6 e 12 anos, a Umbigo do Mundo concebeu uma ação nacional para mobilizar as pessoas, principalmente as crianças, para a prática de atividades físicas dançando uma aeróbica de baixo impacto. Batizado de GiraDança, o concurso terá duração de 8 semanas (de 03 de maio a 28 de junho de 2006) e, com intuito de estimular a participação, premiará dois vídeos por semana e 9 por mês, totalizando 17 vencedores mensais.

“A web é o novo espaço onde as crianças de hoje se comunicam e com o qual se identificam, em sites de relacionamento e em comunidades. Assim, buscamos uma forma divertida e contagiante de levar a todos a preocupação com a prática de exercícios – dançar de forma criativa, mostrando para os amigos que estão pulando, fazendo piruetas, brincando com os passos e com a música. E mais: o discurso não fica solto frente ao cardápio da rede. Embalados pelo hino “salada, filé, arroz, feijão”, a campanha de mídia com o filme da GiraTurma dançando trouxe impressionantes resultados: nos últimos 12 meses, o consumo de GiraPratos cresceu 87%”, explica Marina Pechlivanis, sócia-diretora da Umbigo do Mundo.

Parcerias estratégicas para a divulgação e premiação do Concurso estão sendo fundamentais para atingir o público desejado. “Com o Habbo Hotel é possível falar com os jovens de 13 a 17 anos que já estão familiarizados com o meio e as ferramentas da internet. Já com o apoio da Syntax , PC’s das Meninas SuperPoderosas e Ben 10 foram incorporados à premiação para deixar a conquista ainda mais desejável”, pontua Mario Rosa, da Umbigo do Mundo, responsável pela implementação do concurso.

A participação é muito fácil, pois basta ter uma webcam, gravar um vídeo de 30” com o tema GiraDança em tempo real e convidar os amigos para votar (www.concursogiradanca.com.br). Os vencedores serão os vídeos mais votados pelos próprios internautas. A coreografia é livre, mas a maioria dos vídeos inscritos foi inspirada na dança da GiraTurma.

Para o professor de educação física, personal trainer, praticante de corridas de longa distância e técnico de Atletismo, Miguel Sarkis, a GiraDança é uma ginástica aeróbica de baixo impacto, que trabalha a coordenação motora, desenvolve a flexibilidade e fortalece músculos de várias regiões do corpo tornozelos, gastrocnêmio, quadríceps, glúteos, abdominal, dorsais, peitorais, laterais do abdome, além de braços e pescoço. Tudo isso ao som de uma música animada, de ritmo marcante, que deixa a atividade muito mais divertida!

“O conceito que permeia todas as nossas ações voltadas ao público infantil, como os gifts que acompanham o GiraPratos ou GiraLanches, é o de educação com entretenimento, e ele está presente também neste Concurso que alia música, dança e a prática de exercícios físicos”, ressalta Luciana Morais, gerente de marketing do Giraffas. “A novidade desta ação é a web como plataforma, idéia concebida pela Umbigo que teve total apoio da rede”, completa.

Tecnologia da nova era – O Concurso GiraDança utiliza o conceito Web 2.0 em que os usuários são os responsáveis pela geração de conteúdo do site; sistema de gravação de vídeo em tempo real através da webcam; sistema de upload de vídeo em todos os formatos inclusive 3gp e mp4; divulgação automática para todos os contatos do Orkut, MSN, Yahoo, Hotmail, Gmail, My Space, Facebook; criação de avatar personalizado com os traços da GiraTurma; ranking em tempo real por júri popular e servidor com 1 terabits nos EUA + Flash Communication Server Locaweb no Brasil.

Faz parte do universo do GiraDança o blog da GiraTurma (www.giraturma.blogspot.com) com informações sobre visitas, vencedores da semana, número de vídeos inscritos e posts dos personagens da GiraTurma – Luã, Estela e Iara – para deixar todos os interessados a par do que acontece no concurso.

Premiação e Regulamento – A Umbigo do Mundo procurou por prêmios que realmente despertassem o desejo da garotada. Semanalmente serão premiados dois vencedores:

  • 1º lugar: IPod Shuffle, 200 moedas Habbo e 6 meses de Habbo Club;
  • 2º lugar: IPod Shuffle, 100 moedas Habbo e 6 meses de Habbo Club.

Os dois primeiros colocados de cada semana são excluídos das outras votações semanais, podendo ainda concorrer aos 9 prêmios mensais:

  • 1º lugar: Xbox 360, 500 moedas Habbo e 1 ano de Habbo Club.
  • 2º e 3º lugares: 1 PC Meninas SuperPoderosas ou Ben 10; 500 moedas Habbo e 1 ano de Habbo Club.
  • 4º ao 9º lugares: 01 PC Meninas SuperPoderosas ou Ben 10.

O regulamento do concurso prevê a necessidade de autorização dos responsáveis legais para a postagem dos vídeos dos menores de 18 anos. No momento da inscrição do material, o menor deverá indicar o nome completo, CPF e e-mail do responsável, que receberá uma notificação, via correio eletrônico, sobre a sua participação no Concurso GiraDança e um link que lhe possibilitará o cancelamento da exibição do vídeo.

Além disso, um moderador assiste a todos os vídeos para se certificar de que as imagens estão de acordo com o regulamento do concurso. Por essa razão o material inscrito pode levar até 24 horas para ser incluído no site do GiraDança.

Divulgação – A campanha está calcada em três pilares: PDV (papel bandeja e embalagens); filme de TV veiculados na programação infanto-juvenil em TV aberta (Globo – São Paulo, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Curitiba e Rio de Janeiro) e fechada (Cartoon, Nickelodeon, Discovery Kids, Disney, Jetix) e internet – com um restaurante virtual no Habbo, além de atividades in game no site.

Fonte: Divulgação – 15/05/08

Comments

comments

Comments

comments