Estratégias de marketing e vendas em Licensing serão temas de seminários e curso inéditos durante a IV Expolic

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Considerado um dos mais importantes eventos do setor do mundo, o encontro que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes (SP) reunirá agências de licenciamento, licenciados e os mais importantes profissionais e empresas do segmento, além de interessados em ingressar neste mercado.

Com o objetivo de explorar novos nichos dentro do setor de licenciamento, acontecerá a IV Expolic (Feira Internacional de Licenciamento), que contará paralelamente com seminários e cursos inovadores direcionados não só para o aperfeiçoamento profissional, como também para aqueles que têm interesse em conhecer, se aprofundar ou até entrar neste mercado. Representantes de empresas e entidades como Mauricio de Sousa, Instituto Ayrton Senna, Brinquedos Estrela, Banco HSBC Brasil, ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e outros especialistas renomados compõem a programação do encontro que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo.

Durante o Seminário Aberto de Cases de Licenciamento (CASELIC), destinado à explanação de cases de sucesso, o público poderá conferir, por exemplo, na apresentação do próprio Mauricio de Sousa mais detalhes sobre a Turma da Mônica Jovem, que conta com centenas de empresas licenciadas e mais de dois mil produtos no mercado, além de atuar em outras áreas, como internet, parques, eventos temáticos/shows, exposições de arte e ações institucionais. Outros casos que serão apresentados são: Virtualzinho; Rebelde; Segmento editorial infantil – A visão do licenciado; Mila & Co; e Gogo´s.

Aqueles que desejam se inteirar em como administrar personagens com ferramentas de branding [apresentado por Arnaldo Rabelo, diretor da consultoria Rabelo & Associados], entender sobre direitos e deveres de licenciamento e aspectos comerciais poderão participar do Curso de Introdução ao Licenciamento (CIL). Já o Licensing International Seminar (LIS), trará importantes discussões sobre a evolução do setor inserido na economia mundial, a economia e a crise, as perspectivas para um futuro próximo e as novas oportunidades de exploração.

“Ainda não muito conhecida, o licenciamento é uma poderosa ferramenta de marketing que deve ser explorada”, explica Luciano Targiani, diretor da Tarcom Promoções, que promove a feira que tem a realização da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) e é organizada pelo Grupo CIPA Feiras e Congressos. Segundo a ABRAL, a comercialização de produtos com imagens de personagens licenciados pode impulsionar as vendas em até 20%. “Empresas que pretendem agregar valor ao seu negócio e ganhar um diferencial mais competitivo no mercado encontrarão na Expolic uma excelente oportunidade”, complementa José Roberto Sevieri, do Grupo CIPA.

Dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) apontam que o faturamento para o mercado revendedor em geral será R$ 3,4 bilhões em 2009, com royalties variando entre 6 e 14%. O setor de licenciamento de marcas conta atualmente com cerca de 900 empresas licenciadas e 550 licenças disponíveis distribuídas entre 80 agências licenciadoras, que empregam diretamente cerca de 1200 funcionários. Além disso, são gerados milhares de empregos nas indústrias que produzem os produtos licenciados, embalagens e propaganda, somados ao pessoal empregado na distribuição, entrega e venda ao consumidor final no varejo.

O evento espera receber mais de 3 mil profissionais da indústria do vestuário, bebidas, plástico, calçados, material escolar, perfumes e cosméticos, artefatos para escritório, malas e bolsas, lojas de departamento, moda, dentre outros. Com visitação e transporte gratuito (vans do metrô Jabaquara – Rua Nelson Fernandes, 400), a IV Expolic será realizada no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), na cidade de São Paulo. | www.expolic.com.br ou telefone (11) 5585-4355.

Expolic – IV Feira Internacional de Licenciamento, dias 19 e 20 de agosto, das 14h30 às 20h30,no Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – São Paulo (SP). Mais informações: (11) 5585-4355. Entrada franca e transporte Gratuito: Vans do metrô Jabaquara (saída Rua Nelson Fernandes, 400).

Fonte: Portal Fator Brasil – 22/07/09

Comments

comments

Comments

comments