Eles querem salvar o mundo brincando

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Super-heróis ensinam valores ambientais e convidam as crianças para ajudá-los a cumprir suas missões.

Carismáticos, engraçados e com características humanitárias muito fortes, os personagens Metalboy, Papelita, Organicon, Plastic Jr. e Vidrolina – cada um representando um tipo de material reciclável – fazem parte da turma do Recicla Kids, um projeto que visa utilizar diversas ferramentas de entretenimento para ensinar às crianças alguns principais conceitos de sustentabilidade.

O Recicla Kids surgiu da preocupação da Simbiose Brasil, empresa de comunicação estratégica, com as mudanças ambientais que estão afetando o Planeta. Após diversas análises e pesquisas, a empresa constatou que há uma carência de projetos de educação ambiental voltado ao público infantil. Tal necessidade de mercado e a responsabilidade socioambiental da organização impulsionaram o surgimento da turma, que integra também o Coleta, um cão de estimação que tem superpoderes, e os coletores cantantes, que compartilharão músicas alegres e de fácil interpretação para as crianças.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, a equipe de educadores, jornalistas, publicitários e designers se preocupou com a forma de conscientizar sobre um assunto que todos já ouviram falar, mas poucos sabem ao certo o que é. Para chegar ao resultado esperado, Leandro de Campos, sócio-diretor da Simbiose, sabe a resposta. “Brincando. Pensamos no projeto todo como uma grande diversão para as crianças. Queremos que elas aprendam sobre reciclagem e preservação da natureza e dos animais de um jeito que elas entendam e repassem”.

Outro objetivo importante do Recicla Kids é o engajamento dos pais. “Quando as crianças começam a entender o que não é bom para o Planeta, cobram dos pais. E isso vira uma cadeia em que todos melhoram como pessoas”, completa Leandro de Campos.

A partir do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a turminha já poderá ser conhecida pela garotada. Nesta data, serão lançados a Revista Recicla Kids e o site www.reciclakids.com.br, totalmente interativos, dinâmicos e divertidos. O projeto ainda prevê o desenvolvimento de brinquedos, games, gincanas, gibis, coleção de livros e, ainda, a produção de um longa-metragem – que será dirigido pelo cineasta Roberto Carminati, um dos diretores da novela global Caminho das Índias.

O Recicla Kids está aberto a parceiros e investidores. Parte do lucro arrecadado, por parte da Simbiose Brasil e dos envolvidos, será destinado a causas socioambientais.

Fonte: divulgação – 20/05/09

Comments

comments

Comments

comments