Consumo consciente é ensinado em escolas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Unidades do Colégio Marista estão mostrando a importância de um consumo voltado para a sustentabilidade da vida no planeta. Nos encontros com alunos, pais, professores e funcionários há atividades de sensibilização em temas ligados ao consumo consciente.

Além da sensibilização da comunidade pertencente à escola, outro objetivo do projeto é capacitar os professores do colégio para que eles se tornem formadores para o Consumo Consciente e incorporem o tema em suas atividades em sala de aula. O Instituto Akatu irá, em parceria com a escola, avaliar as melhores maneiras de incluir o tema no currículo escolar.

A série de encontros teve início em fevereiro com duas palestras para mais de 400 pessoas ministradas nas escolas pelo diretor presidente do Akatu, Helio Mattar. Nas duas apresentações, Mattar explicou para um público formado por pais, professores e funcionários o poder transformador do consumo e a contribuição que o consumo consciente pode trazer para a sustentabilidade.

Em março, serão iniciadas as oficinas de capacitação, quando serão abordados os temas da Sustentabilidade e a Metodologia do Akatu para conscientização. A segunda oficina abordará a Responsabilidade Social Empresarial e o Consumo Consciente do Dinheiro e do Crédito e a terceira tratará de compra, uso e descarte de produtos, enfocando em alimentos, minimização de resíduos, água e energia.

Na quarta oficina, em junho, haverá um workshop de projetos e idéias, em que os professores apresentarão suas idéias para a inclusão do consumo consciente em sala de aula. Os outros grupos sensibilizados (pais, alunos e funcionários) também apresentarão possíveis maneiras de aplicar no cotidiano o que foi aprendido nos encontros.

A partir destes projetos e idéias o Akatu irá construir, durante o segundo semestre de 2007 e juntamente com todos os grupos sensibilizados e capacitados, um planejamento estratégico para a implantação da Educação para o Consumo Consciente no colégio, em todas as unidades Maristas da Província Centro Norte em 2008.

Fonte: Instituto Akatu

Comments

comments

Comments

comments