Com super-heróis, vendas no McDonald’s aumentam 30%

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Promoção para McLanche Feliz registra comércio de 550 mil sanduíches num fim de semana. O McDonald’s é uma das empresas que podem confirmar: brinde, quando bem elaborado, ajuda a empresa a vender mais. A nova ação promocional da rede de fast-food, exclusiva para o sanduíche McLanche Feliz, envolve super-heróis clássicos, como Super-Homem, Mulher Maravilha e Batman. Teve início em 3 de maio e até o dia 9 já tinham sido vendidos 1 milhão de McLanche Feliz, sendo que no primeiro fim de semana da ação foram 550 mil sanduíches do tipo – um resultado 30% acima de um fim de semana comum.

Depois de 10 anos de exclusividade com a Disney, o McDonald’s diz ter ficado livre para optar por diferentes personagens para acompanhar o McLanche Feliz, refeição voltada para o público infantil. “Na verdade, o que aconteceu é que o contrato com a Disney acabou. Foram dez anos de muito sucesso, mas que terminou”, afirma o diretor de marketing do McDonald’s no Brasil, Daniel Arantes.

Com o término do contrato, a empresa abriu negociações com outros estúdios, como Warner, Paramount, DreamWorks, além de outras áreas de entretenimento como DcComics (dona destes super-heróis da promoção) e canais de TV por assinatura.

“A estratégia hoje é terminar com os contratos de exclusividade”, afirma Arantes. Um dos resultados desse novo posicionamento é a distribuição dos heróis da DcComics no McLanche Feliz no mês de maio. “Essa ação foi planejada há dois anos”, conta o diretor.

Segundo Arantes, o grande sucesso da ação deve-se ao fato de os heróis desenvolverem um fascínio não só para as crianças, mas também para os adultos. “Outro dia, em uma das lojas do McDonald’s, observei uma mesa com um grupo de pessoas na faixa dos 35 anos e eles estão com os bonecos e conversando a respeito de cada herói, sua história e poderes. É realmente algo fascinante para todas as idades”, afirma.

A preferência pelos heróis é a seguinte: na liderança está o Super-Homem, seguido de Batman e em seguida surge a Mulher Maravilha. “O conceito do brinquedo no McLanche Feliz é valorizar a visita do consumidor e sua família à loja. Ele nasceu da necessidade de levar a família para dentro do restaurante e de os pais terem um tempo para curtir com os filhos e o brinde faz parte desse momento”, completa o diretor de marketing.

No Brasil, cerca de 1,6 milhão de pessoas passam nas lojas da rede norte-americana por dia. Desse total, em média, passam 180 mil famílias – há três anos eram 110 mil. “O número de visita das famílias às lojas tem crescido por volta de 20% ao ano, um dado muito positivo e que mostra que a estratégia tem dado certo”, diz o diretor, mesmo considerando, nos últimos anos, a busca crescendo por hábitos saudáveis.

Ogro verde é saudável
O executivo da gigante do fast-food promete muitas surpresas para 2007. Assim como nos EUA, Shrek – que ganha seu terceiro filme nos próximos meses – também deverá ajudar a vender comida (neste caso as opções menos calóricas), informação não confirmada como estratégia para a companhia no Brasil. No país-sede do McDonald’s, o ogro verde, portanto, é a aposta do mês.

Já o Burguer King apostou na imagem do herói do momento, o Homem-Aranha, da Marvel. Além dos bonecos do filme “Homem-Aranha 3”, a rede de também elaborou um sanduíche tendo o personagem como tema. Trata-se do Spider Whopper, um Whopper duplo com queijo, bacon e molho especial. Há também uma série com dez bonecos inspirados nos personagens do filme: Homen-Aranha, Venom, Duende Verde e Homem-Areia.

São 28 unidades da rede no País localizados em São Paulo, Santos, Campinas, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Natal, Curitiba e Porto Alegre. Há uma campanha da MPM para divulgar a promoção.

Gazeta Mercantil – 11/05/07

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