Coisa de criança

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O canal de TV por assinatura Cartoon Network, acaba de anunciar os resultados da pesquisa Kids Expert, iniciativa que busca aprofundar o conhecimento sobre hábitos e comportamento infantil, assim como sobre a percepção que elas têm de si mesmas e do mundo. O levantamento engloba dados referentes a interesses e preferências de entrevistados de todo o País. Os temas avaliados foram “ser criança”, “amigos”, “consumo”, “mundo” e “tecnologia”.

Tendo como objetivo uma melhor compreensão sobre o comportamento das crianças no ato de compra, suas aspirações e valores, o estudo usou como metodologia técnicas como entrevistas em profundidade com crianças, mães e professoras; observações dos momentos de compra com meninos e meninas de 6 e 7 anos e 10 e 11 anos, relacionadas a três temas distintos: brinquedos, roupas e tecnologia – às crianças, era dada a tarefa de comprar um presente para uma outra criança amiga/o do moderador até R$ 200, sendo que elas escolhiam o shopping e lojas que queriam visitar; exercícios qualitativos como desenhos; e entrevistas online aplicadas por meio do site www.cartoonnetwork.com.br.

A pesquisa propôs uma observação etnográfica dos momentos de compra com meninos e meninas de 6 e 7 anos e 10 e 11 anos, relacionando três tipos diferentes de itens: brinquedos, roupas e tecnologia. Seguem alguns resultados interessantes:
– Meninos dispersam mais, escolhem inicialmente o dobro dos itens que as meninas, mas em tecnologia a dificuldade para escolher algum item foi igual para ambos os sexos.
– Dentro do shopping center as meninas vão direto ao que querem, escolhendo a loja por impulso.
– Os meninos são mais dispersivos e olham toda a loja antes de decidir.

E o que elas pensam do mundo atual? A fim de mapear o que as crianças pensam do “mundo” e quais são suas expectativas, o estudo trouxe resultados curiosos. Por exemplo, questões sociais como drogas, pobreza, violência, guerras e problemas ecológicos como aquecimento global e desmatamento já inquietam as crianças, tendo sido os assuntos mais citados como suas maiores preocupações. Quando se trata de sua vida particular, o que mais as preocupa é a responsabilidade com os estudos e em tirar boas notas, se dar bem com seus amigos e que seus pais não fiquem desempregados. Sobre suas aspirações, a profissão de sonho da maioria dos garotos é ser jogador de futebol, 21%. As meninas sonham em se tornar veterinárias, 17% do total de respostas desse grupo.

O estudo também revelou um grande interesse das crianças por “tecnologia”. O estudo mostra que MP4 e MP3 players e iPod são os principais objetos de desejo de meninos e meninas, com 36% e 49%, respectivamente.

O que é ser criança para as crianças?
– A melhor parte é brincar, não ter muitas responsabilidades ou ter que arcar com tarefas de adulto, o cuidado dos pais, ter amigos.
– A pior parte é não ter liberdade para fazer o que querem, ter que acordar cedo e ir ao colégio.
– As crianças gostariam de ser mais velhas do que são, mas não muito. Em média, a idade ideal está 4 anos acima da idade atual – principalmente pela liberdade que isso implica, que se traduz em atos concretos como sair sozinho, dirigir, ter seu próprio dinheiro e ter namorado(a);
– Seus conhecimentos em geral e capacidades individuais são as virtudes mais valorizadas nelas mesmas, e o que mais valorizam em seus amigos são “poder contar os segredos“ e “poder brincar com eles”;
– No futuro, as profissões mais citadas como aspirações são jogador de futebol, veterinário e médico para os meninos e veterinária, modelo e médica para as meninas;

O que mudariam no mundo?
– Questões sociais como drogas, pobreza e violência e questões ecológicas como poluição e aquecimento global estão no topo da mente das crianças como suas maiores preocupações em geral;
– Já em suas vidas, o que mais as preocupa são os estudos e tirar boas notas, se dar bem com seus amigos e que seus pais não percam seus empregos.

Consumo
– Os feriados favoritos das crianças são festas em que recebem presentes, como aniversário, natal e dia das crianças, sendo que os presentes que mais gostam estão relacionados à tecnologia (como computadores, celulares e video games), seguido por dinheiro e mascotes, especialmente para meninas;
– Como “técnicas de negociação”, as crianças prometem aos pais coisas como tirar notas boas na escola, explicam que o que querem é bom e está barato, serem bonzinhos com os irmãos ou simplesmente insistem até os pais comprarem.

Ticiana Werneck – Consumidor Moderno

Comments

comments

Comments

comments