Brindes – como usá-los

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Sua empresa decidiu usar brindes para tornar seus produtos mais atraentes? Neste caso, o que você deve procurar?

A primeira coisa que você precisa fazer é definir claramente suas metas. Você quer que os brindes aumentem a procura dos atuais consumidores pelo produto anunciado? Você quer que eles motivem novos consumidores a procurar seus produtos? Você quer que eles ajudem a aumentar as vendas? Você quer aumentar a consciência de marca? Quer aumentar o ticket médio? O que você quer?

Você pode querer fazer tudo o que foi citado acima, mas sejamos realistas: brindes não vão dobrar o seu faturamento de um dia para o outro. Não existe nada que o faça. O uso de brindes, entretanto, pode aumentar gradualmente a procura pelos seus produtos e construir uma certa lealdade dos consumidores. Mas cuidado, porque este tipo de consumidor pode trocar rapidamente seu produto pelo de um concorrente que ofereça um brinde mais interessante. Além disso, o uso muito freqüente de brindes torna o seu cliente acostumado a prêmios e será difícil vender depois sem nenhum tipo de prêmio. Outro ponto a considerar é que os pais podem se irritar com promoções premiadas muito freqüentes e desenvolver rejeição à marca.

Há vários pontos que você deve considerar ao desenvolver uma promoção com brindes:

• Ofereça brindes com alto valor percebido.
Independente de qual brinde você dá, certifique-se de que tanto a criança quanto seus pais ficarão satisfeitos com ele. Crianças se interessam pela apresentação e pelo tema. Se puder, use uma embalagem blister para tornar o brinde mais atraente.

• Crie uma coleção.
Para crianças de sete anos ou mais, uma coleção pode gerar uma seqüência de compras. Mas não exagere na quantidade. Ela deve ser compatível com a freqüência de compra do produto.

• Certifique-se de que o brinde é seguro.
Faça muitos testes no brinde e na sua embalagem. Consiga a certificação de “Segurança do Brinquedo” do Inmetro ou use um brinde que já a tem. Problemas sérios podem ser evitados desta forma. Mesmo assim, faça uma análise dos riscos e tenha um plano para uma eventual crise, caso surja algum problema inesperado. Ter um bom serviço de atendimento ao consumidor é importante.

• Tenha foco em gerar satisfação imediata.
Brindes que as crianças possam usar ou jogar imediatamente têm mais sucesso que os que precisam ser levados para casa para serem usados. Avalie se o seu mercado aceitará uma promoção self-liquidated (aquela onde o consumidor precisa incluir uma quantia em dinheiro para ter direito ao brinde). Este tipo de promoção se paga mais fácil e não encarecer o produto, mas é vista com mais antipatia.

Há outros fatores secundários como consciência de marca, atração a ambos os sexos (lembre-se que brindes para meninas não são os de menino pintados de rosa e nem são apenas bonecas), tema, exclusividade, etc., mas se você se lembrar dos itens comentados aqui, poderá aumentar sua competitividade e levar sua promoção ao próximo estágio.

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